Fica por dentro de todas as novidades em primeira mão publicado aqui em nosso site. Você vai receber conteúdo de qualidade e que realmente vai somar para melhorar seu conhecimento em Excel e outras ferramentas.

Artigos

Como usar a função SE

Como usar a função SE do Excel com exemplos na pratica.

Como usar a função SE

A função SE é uma das funções mais populares do Excel e permite que você faça comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera de um determinado resultado.

A função SE e considerado uma função extremamente eficiente não que as outras não seja também mais se tratando de logica e bastante usada em cálculos matemáticos e raciocínio logico, por exemplo para mostrar um determinado texto previamente estabelecido. Em sua forma mais simples, a função SE diz:

  • SE (Algo for verdadeiro, faça tal coisa, caso contrário, faça outra coisa). Dentre essas opções e você que determina o que exatamente você quer que a função retorna como resultado do teste

Portanto, uma instrução SE pode ter dois resultados. O primeiro resultado é se a comparação for verdadeira, o segundo se a comparação for falsa.

A Sintaxe e estrutura da função SE

  • teste_lógico: esse argumento e obrigatório, é a condição que será testada através da função para se obter o resultado.
  • valor_se_verdadeiro:definirá o valor a ser retornado caso o resultado do teste for verdadeiro. É também um argumento obrigatório para o resultado correto do teste.
  • valor_se_falso: este argumento nãoé obrigatório. Representa o valor que será retornando se o resultado do teste for falso, porem recomendamos que se usa o 0 para se ter valor mais preciso.

Como usar a função SE

Nesse exemplo estamos usando a função para retornar um texto especifico que nos determinamos na função SE, que nesse caso foi se a célula A2 for igual a 1 a função retorna a palavra “Ativo” na célula B2 se não a função SE vai retornar a segunda palavra que foi definida que e “Desativado”.

um outro exemplo como usar a função SE Excel

Como usar a função SE

  • =SE(E12>D12;”Acima do orçamento”;”Dentro do orçamento”)

No exemplo acima, a função SE em F2 está dizendo SE(E12 é maior que D12, retorne “Acima do orçamento”, caso contrário, retorne “Dentro do orçamento”)

Temos o uso da função SE para ilustrar outro caso. Veja!

Como usar a função SE

Na ilustração acima, em vez de retornar um resultado de texto, vamos retornar um cálculo matemático para ter as diferenças do nossos valores originais. A fórmula em E12 está dizendo SE (Valor real for maior que o Valor orçado, subtraia o Valor orçado do Valor real, caso contrário, não retorne nada).

Como usar a função SE

Veja a sintaxe da função SE e a maneira de como foi aplicado o nosso teste logico para que a função retornasse exatamente o texto que definimos. Importante na hora de digitar um nome na função não se esqueça de colocar entre aspas (“”) pois caso contrario vai retornar em erro o teste da função. entenda melhor as sintaxe mais no começo do artigo.

Agora vamos mostrar um exemplo bastante comum na atualidade usando a nossa função SE

Como usar a função SE

Nesse nosso exemplo vamos mostrar o uso da função SE em um boletim escolar onde precisamos saber de forma automática através da nota se o aluno foi aprovado ou não. Veja que ao digitar nossa função ela já retorna para nos de acordo com as notas dos alunos se ele foi “Aprovado” ou “Reprovado”.

Nesta outra parte foi necessário usarmos a função Média para sabermos qual a média do aluno e assim facilitar o uso da nossa formula SE.

Como usar a função SE

Para aplicarmos essa formatação da coluna Resultado usamos uma Formatação Condicional que e uma maneira fantástica de diferenciar resultados de uma determinada coluna.

Iniciando a nossa formatação condicional

Passo 01

Como usar a função SE

Clique em formatação condicional e depois clique em Nova Regra vai aparecer a seguinte tela. Veja abaixo.

Como usar a função SE

Como usar a função SE

Segunda parte da formatação condicional – Como usar a função SE

Como usar a função SE

Você vai selecionar a opção Formatar apenas células que contenham, ou seja, você está falando para o Excel que sua célula possui alguma informação.

Em seguida na caixa de texto selecione o Texto Específico que está circulado em com um quadrado em vermelho e digita o texto que contem na célula e que você queira que sofra as alterações da formatação condicional. Atenção não mude a segunda caixa de texto pode manter para esse caso como esta “contem“.

Apos esse processo clique em Formatar e selecione a aba Fonte como está descrito na imagem e escolha a opção em Negrito e pronto, agora clique em OK. A formatação foi concluída a nossa tabela ficara assim como a imagem.

Como usar a função SE

Nesse caso a nossa palavra escolhida para a formatação condicional foi o “Aprovado” para fica em Negrito.

Postagens relacionadas

Fórmulas de Excel em testes de entrevista de emprego

Planilha em Excel para cálculo de vendas final grátis

Planilha em Excel para cálculo de vendas final grátis

Porque é Importante Aprender Excel

Baixar a planilha do exemplo do artigo. Clique abaixo e faça o download.

Se gostou não deixe de comentar abaixo.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.